Visita al Cristo Redentor: opciones y consejos prácticos
Clase 25 de 37 • Curso de Portugués para Viajes
Cristo Redentor: como visitar, ingressos e preços.
O Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro. Com 38 metros de altura (incluindo o pedestal de 8 metros) e 1.145 toneladas, a estátua de braços abertos para a Baía de Guanabara levou quase dez anos para ser construída e foi inaugurada em 1931.
Localizada no alto do morro do Corcovado, a atração turística foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo!
Aberto diariamente à visitação das 8h às 19h, o Cristo Redentor pode ser visitado basicamente de duas formas: de van (partindo de quatro pontos diferentes do Rio) ou pelo trem do Corcovado (Estação de Cosme Velho). Os ingressos dão direito ao translado ida e volta, além da entrada para a atração.
Ir de van costuma ser a opção mais prática, bastando ir a uma das quatro estações de onde partem os veículos (Copacabana, Largo do Machado, Barra da Tijuca ou Paineiras) e adquirir o ingresso na hora, sujeito à espera. Durante a alta temporada a fila em alguma estações pode ser bem longa, por isso também vale a pena comprar os ingressos da van para o Cristo.
Redentor de forma antecipada.
Já a viagem de trem é mais tradicional e bem mais concorrida, por isso é necessário se planejar com antecedência! Os ingressos para o Trem do Corcovado devem ser adquiridos antecipadamente, online ou pelos pontos de venda autorizados. A compra antecipada não emite o ingresso, mas sim um voucher que deve ser trocado na bilheteria da onde sai o trem, na Estação de Cosme Velho.
A viagem dura em torno de vinte minutos ao longo de uma ferrovia ainda mais antiga do que a própria estátua, adentrando o Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo!
História do Cristo Redentor.
Desde meados de 1850 já se considerava a ideia de erguer um monumento cristão no alto do Corcovado, em homenagem à Princesa Isabel. Mas com a Proclamação da República em 1889 e a separação oficial entre a Igreja e o Estado, a ideia foi deixada de lado.
Até que em 1920 o Círculo Católico do Rio de Janeiro organizou a “Semana do Monumento”, atraindo doações e recolhendo assinaturas em apoio à construção de uma estátua. Foi escolhido o projeto do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, projetado pelo engenheiro carioca Heitor da Silva Costa e esculpido pelo escultor franco-polonês Paul Landowski.
A construção durou dez anos (de 1922 e 1931) e o monumento foi finalmente inaugurado em 12 de outubro de 1931. Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/
Responda:
- Qual a altura e o peso do Cristo Redentor?
- Quantos anos demorou o Cristo para ser construído?
- Qual o horário de funcionamento do ponto turístico?
- Por qual meio de transporte se faz a viagem mais tradicional para o Cristo Redentor?
- O Monumento foi esculpido por um brasileiro?
- Quem organizou a “Semana do Monumento” em 1920?